CEFET-MG poderá ser instalado no point barreiro

Marcelo Álvaro Antônio se reuniu com diretor de Escola Técnica Federal em Minas e com outras autoridades para avaliar a viabilidade da implantação de cursos na região

Na manhã de ontem (04/04), o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PR/MG) acompanhado pelo diretor-geral do CEFET-MG Flávio Santos e por representantes das esferas federal, estadual e municipal visitou as dependências do Polo de Integração (Point Barreiro). O intuito foi o de discutir uma possível implantação de uma Escola Técnica Profissionalizante no local, no turno da noite.

O parlamentar foi recebido pelo diretor do Point Barreiro Luiz Henrique, que realizou uma visita guiada com os presentes, explicando o funcionamento e as atividades. “Atualmente, recebemos estudantes da rede municipal de Belo Horizonte. Neste amplo espaço que vocês podem ver, por meio do programa escola integrada, os alunos têm diversas oficinas artísticas e esportivas, nos períodos da manhã e da tarde”, explicou o diretor.

De acordo com Marcelo Álvaro Antônio, o local possui uma estrutura capaz de abrigar uma escola profissionalizante e dar mais oportunidades para os jovens e adultos da região. “A iniciativa da escola integrada é louvável. Muitas crianças têm sido beneficiadas. Porém, poderia servir para atividades profissionalizantes de jovens e adultos, no turno da noite. As preocupações com as crianças são legítimas, mas uma escola técnica no local viria também de encontro aos anseios dos moradores”, afirmou o parlamentar.

 

Para o diretor-geral do CEFET a possibilidade de o Point Barreiro se tornar também um braço de uma escola federal é válida. “Percebemos uma estrutura muito boa, que tem capacidade para receber centenas de estudantes, sem que isso atrapalhe as atividades que são realizadas na parte da manhã e da tarde. É uma proposta muito boa essa instalação e terá nosso apoio”, considerou.

Preocupado com os custeios da implantação da escola federal naquele espaço, Marcelo Álvaro Antônio falou diretamente aos presentes e fez questão de reforçar que deve haver uma ação conjunta, com a participação dos governos federal e estadual. “Uma união de esforços pode garantir essa conquista. Já nos movimentamos e enviamos pedidos para o Ministério da Educação e Governo de Minas. A formação técnica qualificada não pode sair do centro das discussões. Ainda percebemos muitos jovens que se veem com dificuldades de entrarem no mercado de trabalho por falta de uma melhor qualificação profissional. Vamos agora nos reunir com os interessados e colocar em prática a proposta”, disse.

A visita guiada no Point Barreiro contou também com as presenças do deputado Reginaldo Lopes, do vereador Veré da Farmácia, de servidores da educação, de inspetoras de escolas e de líderes comunitários.

Luta antiga

Trazer para a região do Barreiro uma unidade do CEFET-MG é uma luta antiga do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio. Ainda como vereador da capital mineira, ele já havia iniciado essa movimentação junto aos órgãos próprios, levando em conta a vontade da comunidade barreirense.

Segundo Marcelo Álvaro Antônio caso os cursos sejam oferecidos no Point Barreiro a comunidade será extremamente beneficiada. “A luta para que tenhamos uma escola federal no Barreiro vem de muito tempo. Entendemos que a educação profissionalizante é estratégica e este tipo de ensino precisa ser expandido e visto com ainda mais atenção por parte daqueles que têm a legitimidade para governar. Hoje, um profissional com curso técnico está mais apto a sobreviver no mercado e é muito mais disputado pela escassez de pessoas preparadas. Nossa Belo Horizonte merece, a região do Barreiro merece”, defendeu o deputado.

© 2016 Marcelo Álvaro Antônio.