Marcelo Álvaro Antônio busca recursos para combate à seca em cidades do Norte e Noroeste de Minas

Quarta-feira, 08/02/2017

Parlamentar solicitou ao Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho a liberação de recursos emergenciais para cinco municípios que tem sofrido com a falta e o abastecimento de água . 

Nesta tarde desta quarta-feira (08/02), em Brasília, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PR) esteve com o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho para solicitar recursos visando atender as cidades de São Francisco, Urucuia, Brasília de Minas, Bonfinópolis de Minas e Riachinho, que, atualmente, sofrem com a escassez e o abastecimento de água.

Em audiência no Ministério da Integração Nacional, acompanhado por uma comitiva de prefeitos, vereadores e lideranças das cidades afetadas, o parlamentar pediu especial atenção na liberação de recursos emergenciais para minimizar os efeitos da seca que atinge os municípios. Ao final do encontro, o ministro se comprometeu em agilizar e atender à solicitação.  

 

De acordo com representantes dos municípios, as regiões Norte e Noroeste sofrem com uma das maiores secas dos últimos anos. As cinco cidades estão com reservatórios de águas com a capacidade reduzida, fator que tem afetado sensivelmente à vida de produtores rurais, que já contabilizam inúmeros prejuízos, com reflexos diretos nas economias locais e na qualidade de vida das pessoas.

 

Além disso, as cidades carecem de caminhões pipas para o abastecimento de água, faltam reservatórios para a acumulação de águas das chuvas, há poucos poços artesianos e são insuficientes as tubulações para a ampliação da rede de abastecimento de águas, principalmente, em comunidades rurais.

Ao final da reunião com o representante da pasta da Integração Nacional, o deputado federal, agradeceu à receptividade de Helder Barbalho e reafirmou o seu compromisso com as cidades. “Investir mais onde mais precisa é uma constante em nosso trabalho e os municípios terão o nosso total apoio para atravessar esse momento difícil. Ficamos felizes pela resposta positiva que tivemos do ministro Helder Barbalho e agradecemos à sua receptividade. A água é um bem essencial e esperamos em breve levar resultados concretos a essa gente que tanto precisa”, disse Marcelo Álvaro Antônio.

 

Estiveram presentes na audiência no Ministério da Integração: o prefeito de São Francisco Evanilso Carneiro (Veim), os vereadores Antônio Doce e Hodirlei e o secretário municipal de relações institucionais Janúncio. De Urucuia, o prefeito Rutílio Cavalcanti, o coordenador de políticas rurais Inácio e o secretário de saúde, professor Antônio. De Brasília de Minas, o prefeito Geelisson, o vereador Geraldinho da Vila e o secretário de agricultura e coordenador de defesa civil, Jonatan. De Bonfinópolis de Minas, o presidente da Câmara Municipal Pafúncio Brandão e da cidade de Riachinho, o vereador Dedi. 

© 2016 Marcelo Álvaro Antônio.