Postos extras de vacinação contra a febre amarela passam a funcionar em horário estendido em BH

segunda-feira, 13/03/2017

A população terá mais três unidades para imunização contra a febre amarela e elas atenderão de segunda a sexta-feira, com horário de funcionamento ampliado

A prefeitura de Belo Horizonte (PBH) intensificou as ações de prevenção contra a febre amarela. A partir desta segunda-feira, a capital recebe mais um posto extra de vacinação, o Centro de Saúde Noraldino de Lima, na Região Noroeste. Na próxima semana, a população vai contar com três unidades extras para imunização contra a febre amarela, que vão atender de segunda a sexta-feira com horário de funcionamento ampliado. O objetivo é facilitar o acesso para as pessoas que trabalham durante o dia.

A UPA Venda Nova atenderá vacinação das 7h30 às 20h30 e no CEREST Barreiro, será de 8h às 20h30. O serviço extra de imunização do Centro de Saúde Noraldino de Lima atende a população das 9h às 20h30, sendo que a unidade encerra atendimento para consultas, farmácia, e outros atendimentos às 17h.

 

Além do horário estendido nestas unidades, a Região Oeste conta também com outro posto extra instalado no Centro de Saúde Betânia (Rua Canoas, 678). O horário de funcionamento é de 9h às 17h30.

 

Orientações

 

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação e se possível, cartão de vacinação. Idosos acima de 60 anos que nunca foram vacinados ou sem comprovante de vacinação, deverão ser avaliadas clinicamente pelo médico, sendo levado em consideração o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária ou decorrente de comorbidades. Estes pacientes podem realizar a consulta médica na própria unidade de saúde onde é referenciado, seguindo o fluxo de agendamento de consultas, ou a partir do acompanhamento na rede especializada.

 

Outra recomendação é para a vacinação das crianças. Para garantir a imunidade de bebês, a vacina será aplicada a partir de 6 meses, sendo necessário a repetição da dose aos 9 meses, respeitando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Após esse período, a criança deverá receber o reforço aos 4 anos de idade.

 

Neste ano, mais de 515 mil pessoas já tomaram a vacina na capital, o que corresponde a aproximadamente 80% da população adulta. Já a cobertura da população até 4 anos é de 98%. A vacina faz parte da rotina do calendário vacinal e está disponível durante todo o ano nos 152 centros de saúde, no Serviço de Atenção ao Viajante (Rua Paraíba, 890) e nas unidades conveniadas: Sesc Saúde São Francisco, Sesc Tupinambás, Hospital Militar e IPSEMG.

 

Confira abaixo os endereços dos postos extras:

 

UPA Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto 175 – Venda Nova

CEREST – Barreiro: Rua Pinheiro Chagas, 125 – Barreiro

Centro de Saúde Noraldino de Limas - Avenida Amazonas, 4373 – Nova Suissa

 

Com informações da Ascom PBH

© 2016 Marcelo Álvaro Antônio.