Marcelo Álvaro Antônio viabiliza obras de contenção de enchentes para o bairro Mangueiras

Obras às margens do córrego Jatobá tiveram início nesta semana e pretendem evitar alagamentos que têm afetado famílias da região do Barreiro

Após conversar com moradores e ver de perto problemas enfrentados por pelo menos dez famílias do bairro Mangueiras, na região do Barreiro, na capital mineira, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PR), conseguiu junto à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) acelerar obras de melhorias de infraestrutura nas margens do córrego Jatobá.

Por conta das recentes chuvas, o córrego transbordou deixando moradores em dificuldades. Segundo Saulo Pereira dos Santos, que reside na rua Marinho Evangelista da Silva cortada pelo córrego Jatobá, após temporais nos meses de setembro e início de dezembro, muitas pessoas perderam eletrodomésticos, mantimentos e móveis. “Por mais de uma vez ficamos embaixo d’água. Se formos calcular os  estragos  por  conta

das enchentes fica até difícil de dimensionar financeiramente. O que acontece é que o córrego transborda por conta de galerias estreitas, que não suportaram a vazão das águas quando chove forte. Precisamos que alguém olhe por nós”, disse.

As obras tiveram início na última segunda-feira (12/12) e têm previsão de término em quatro meses. De acordo com responsáveis técnicos, que já trabalham no local, serão construídas novas e maiores galerias para aumentar a vazão das águas do córrego. Para isso, serão criados dispositivos de drenagem – boca de lobo, sarjeta, meio-fio e passeios – além de limpezas das margens, com a retirada de entulhos, de árvores caídas e remoção de grande quantidade de terra acumulada.

 

O conjunto das obras contemplará a construção de galerias duplas situadas nas ruas Vicente Surrete e Newton Barbabela, e também serão reconstruídos muros de contenção de residências que fazem fundo ao Córrego Jatobá, principalmente, nas esquinas das ruas Vicente Dias Melo, Marinho Evangelista da Silva e Geraldo Rosa Filho.

O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio comemorou o início das obras. “Estivemos nos locais mais afetados ouvindo os moradores, e a situação estava muito difícil com muros caídos, com pessoas que perderam coisas de dentro de casa e até ficaram impossibilitadas de trabalhar. Estamos felizes que as obras tiveram início. Nosso trabalho continua, fazemos uma política de resultados e é nosso dever amparar essas famílias em horas tão complicadas”, declarou. 

© 2016 Marcelo Álvaro Antônio.