Marcelo Álvaro confirma obras sanitárias e melhorias no abastecimento de água para Taquaraçu de Minas

Segunda-feira 16/01/2017

Após empenho do parlamentar, COPASA se compromete a realizar obras de coleta de esgoto e ligação de rede de águas do município

Uma demanda antiga da população de Taquaraçu de Minas, cidade localizada a 62 km da capital mineira, começa a ser resolvida por intermédio do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PR) junto à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA).

 

Na última segunda-feira (16/01), atendendo à solicitação do parlamentar, membros da COPASA visitaram a Prefeitura Municipal de Taquaraçu de Minas. Em reunião que contou com a presença de Marcelo Álvaro Antônio, do prefeito Cidinho, do vice-prefeito Tibau, de vereadores e de secretários municipais, foram discutidas formas de resolver problemas enfrentados pela cidade em relação à coleta de esgoto e abastecimento de água.

1/4

Na oportunidade, o diretor de operação metropolitana da COPASA Rômulo Perilli se comprometeu a acionar equipes técnicas para realizar um levantamento dos pontos críticos enfrentados pelo município. De acordo com ele, já no início de março, técnicos da concessionária retornarão a Taquaraçu de Minas com respostas às demandas. “Após a análise do plano municipal de saneamento teremos um diagnóstico e será possível realizar as obras de tratamento de esgoto. Novas instalações da rede de águas da COPASA também serão feitas em alguns distritos que têm dificuldades no abastecimento”, disse Perilli.

Segundo Marcelo Álvaro Antônio, ampliar a capilaridade dos serviços de coleta de esgoto e de abastecimento de água faz parte da parceria firmada com Taquaraçu de Minas. “Fico muito feliz por intermediar o início dessas obras. Vamos caminhar com passos firmes na resolução dessas e de outras questões. A cidade não pode mais ficar penalizada com essa situação”, afirmou o deputado.

Taxas e poço artesiano

 

Ainda no encontro, foram discutidas possíveis cobranças de taxas de forma indevida por parte da concessionária de abastecimento de água e esgotamento sanitário do estado de Minas Gerais. A empresa, estaria, em tese, recolhendo taxas da população em locais onde ainda não há o tratamento adequado de esgoto. Em resposta, os representantes da COPASA se comprometeram a fazer um levantamento cadastral das tarifas cobradas e, caso haja algum engano, ressarcir à população.

Outro ponto debatido foi a dificuldade que a comunidade de Amaro tem em relação ao abastecimento de água. Diante do problema, o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio assumiu o compromisso em indicar recursos via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para que a localidade tenha um poço artesiano.

Ao final da reunião, uma comitiva visitou os distritos de Curralinho e Marimbondo – localidades que, segundo o prefeito Cidinho, também necessitam da ampliação da rede de abastecimento de água. "Temos muitas famílias nesses lugares que precisam de mais qualidade na hora da água chegar em suas casas. Em breve, esperamos ampliar a rede e atender essas pessoas. Agradecemos a iniciativa do deputado Marcelo e sua parceria será fundamental para que possamos avançar", declarou o prefeito.

© 2016 Marcelo Álvaro Antônio.