PMMG disponibiliza cadastro para facilitar localização de celular em caso de roubo

Terça-feira, 21/02/2017

Quem quiser se sentir mais seguro pode acionar o site “Celular Seguro”, da PMMG e preencher os dados do celular

Vem aí o Carnaval e todos sabem que grandes aglomerações de pessoas e festividades nos quais foliões e foliãs estão distraídas podem ser ambientes propícios para furtos e roubos de aparelhos celulares. São nessas horas que pessoas más intencionadas podem se aproveitar de situações nas quais quem se diverte pode estar mais vulnerável.

Pensando nisso, para a pessoa que vai pular Carnaval se sentir mais segura, um cadastro simples no site “Celular Seguro”, da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), pode ser bastante eficiente.

 

O cadastro sugerido serve como uma forma de resguardar o folião ou foliã caso passem por esse contratempo de ver seu aparelho celular furtado ou roubado. Apoiada na tecnologia de rastreamento disponível nos celulares e no cadastramento simples dos números de identificação de cada aparelho, o chamado IMEI (International Mobile Equipament Identity), por meio do site “Celular Seguro”, a PM pode vir a recuperar um aparelho com mais agilidade.

 

Com base em informações inseridas no sistema do site da PM, o rastreamento permite que o aparelho celular cadastrado e que, eventualmente, foi fruto de furto ou roubo não seja comercializado novamente. Outra hipótese, segundo informações da PMMG é que, em caso de localização, os proprietários dos aparelhos que foram cadastrados no site podem ser comunicados com maior rapidez e rever o objeto.

 

Cadastro simples

 

A pessoa interessada em ter uma maior segurança com seu aparelho precisa cumprir pequenas etapas para o cadastro no site “Celular Seguro”.

No momento do cadastro, é necessário informar o e-mail pessoal e um telefone alternativo. Além disso, no ato da inscrição devem ser disponibilizados dados pessoais e informações do aparelho celular como a marca, o modelo e o código IMEI – este código existe para cada chip e pode ser conferido ao digitar *#06# no aparelho. A partir daí, com um usuário e senha de acesso criados, o cidadão pode gerenciar alertar o órgão policial sobre o roubo ou o furto de celulares.

Com informações do site da PMMG e do portal Bhaz

© 2016 Marcelo Álvaro Antônio.